Diário

por/Graça Silva

Outubro/2015


Bom dia, amantes do saber, você vai encontrar relatos de uma Professora que ama o que faz, e que gosta de trabalhar com as palavras pra modificar vidas, para transformar pessoas a encontrar com sua própria essência.

Acho que já nasci apaixonada pelas palavras, só que muitas vezes elas não chega aos nossos ouvidos pronto para ser digeridas pelos nossos sentimentos, mas gostaria de deixar registrado aqui minhas experiencias na sala de aula, experiencias muitas vezes graças a Deus positiva.

Após 15 anos, sim 15 anos me formei  Licenciatura em Historia matéria da qual me apaixonei após ler assiduamente um livro que é minha paixão a Bíblia.

Aconteceu  o dia, 22/04/2013, estava numa sala de aula de 1° ano do Ensino Médio EAD, supletivo, ali estava realizando meu sonho o de ser Professora, após três horas e meia de aula, uma filha de uma aluna de 7 anos de idade que havia acompanhado a mãe até a aula, se direcionou ate a mim e disse:
"Se a minha professora fosse igual a você eu seria a pessoa mais feliz do mundo"

Não contive as lágrimas ali sabia da minha missão.

Até o dia de hoje já se passaram em média aproximadamente de 300 a 500 alunos, deste o Ensino Fundamental á Ensino Médio, e com isso senti a necessidade de deixar registrado nesse blog as minhas emoções e decepções também, espero que vocês se inspirem nas grandes histórias que aqui vão ser relatadas.

__________________________________________________________

Outubro/ 2015 por/Graça Silva

Quando eu fiz o meu Ensino Médio, tinha uma matéria que se chamava EMC, Educação Moral e Cívica,  o Professor nos ensinou  como que tinham  que ser patriotas pelo menos naquela época se sabia cantar o Hino Nacional, mas acima de tudo, nos ensinava o que era ter respeito, sim ter respeito, você podia ate não gostar do Professor mas pelo menos você o respeitava.
Como e difícil as vezes lidar com o ser chamado, ser humano, como e difícil as vezes você tentar ser ponte para ele caminhar, e ele simplesmente vai la e quebra a ponte ai você tem que construir tudo novamente. Tem Alunos que só querem diplomas, e outros conhecimento. Essa e a diferença entre os que fazem sucesso e os que trabalham para aqueles que vive a vida toda chamando os próprios colegas de CDF.
_________________________________________________________

Outubro/2015 por/Graça Silva

Deste os meus 14 anos de idade, eu já sabia o que eu queria ser, simples, algo bem simples, fazer diferença na vida das pessoas, não tinha noção a época o que era para se fazer ou como eu ia conseguir. Mas sempre tive essa convecção que a minha seria essa.
Outro dia tive que ter uma reunião com minha coordenadora de escola, lhe comunicando que não estava muito bem de saúde, precisava diminuir minha carga horaria.
Fui conversar com as 4 turmas, que tinha que desistir explicar para eles o porque estava saindo e porque estava vindo outro professor para me substituir.
Em fim de tudo o que ouvi, o que me chamou a atenção foi um aluno, que depois de ter explanado tudo o que eu precisava ele disse as seguintes palavras: "Professora Graça não sei se vou continuar com o outro professor, já estou acostumada contigo, estou longe dos estudos a mais de 20 anos, e quando resolvi voltar imaginei assim que eu veria na sala de aula uma professora alta de sapato alto, e de mini saia, ai chego na escola e encontro isso (isso no caso era eu ), não gostei do que eu vi, mas amei a sua forma de dar aula e explicar as coisas da vida para a gente."
Não aguentei e as lágrimas rolaram do meu rosto, foi quando voltei naquela idade de 14 anos por um momento, e pensei, estou no lugar certo, para modificar e fazer diferença na vida das pessoas.
____________________________________________________________________________

Novembro/2015 por/Graça Silva

A algumas mães que se esforçam tando para ir ao aula, que as vezes por não terem ninguém pra deixar os filhos acaba levando, eu alem de dar aula tenho que ficar com os filhos (brincando com eles) para eles ajudarem na aula, acho maravilhoso, gosto, apesar de não ser a filosofia da escola, mas faz parte uma vez ou outra uma mãe aparecer com o filho, e logico uso do bom senso para deixar-los na aula.
Mas emfim devido a mudança de um casal que estudava comigo, o pai deve que se mudar para outra cidade e deixar a mãe terminar de estudar já que estava fazendo o ultimo ano do ensino Médio, ela teria que levar o filho de 8 anos para a aula.
João uma figura de criança ativo gosta de contar historia, cada semana chegava com uma historia diferente, eu parava a aula para dar atenção a ele. Ontem tive uma grande surpresa, fiquei muito emocionada, pois no final da prova da mãe ele chegou e fez a seguinte pergunta: "Professora já acabou as aulas?" Eu respondi sim pra sua mãe sim agora só o ano que vem. Ele triste olhou pra mim todo tímido e disse assim tenho uma coisa pra você e me entregou uma folha do caderno da mãe todo dobrado.
Quando abri estava o nome dele de um lado, e dentro do envelope um coração, dizendo assim: "Vou sentir saudades".
Será que eu chorei?
__________________________________________________________________________

Fevereiro/2016  por/ Graça Silva

Início de aula, minha coordenadora me chama para reunião e me comunicar que iria me descolocar para outra unidade para dar aula, não gostei muito pois a unidade que eu estava era perto da minha casa e já se havia criado um vinculo emotivo com os alunos. Mas mudei de unidade ,em  duas semanas  para duas unidades diferentes, e sempre um desafio pegar turmas novas turmas mas como nunca sempre gostei de desafio resolvi obedecer. kkkkkk


__________________________________________________________________________

Março/ 2016  por/Graça Silva

Geralmente quando início uma turma nova, sempre faço entrevista para saber profissão do aluno, lazer, o qual seria um sonho impossível, e qual não foi minha supresa em uma das entrevistas um aluno falou o seguinte: "minha  profissão era traficante no Estado do Para, e agora estou em Joinville para estudar e ser alguém,"Detalhe quando me identifiquei como Policial Militar, achei que no outra semana ele nem voltaria a estudar, pelo contrario meu melhor aluno da sala, aluno participante e muito inteligente, e nessa hora que amo minhas duas profissões, pois mostrei a ele que o conhecimento vai tirar ele das algemas da ignorância.



___________________________________________________________________________


Março/2016 por Graça Silva

Não consigo ser Professora meia boca usando a nossa linguagem coloquial, saio exausta  das minhas aulas, mas tudo tem um preço, e quando ouço histórias como vou relatar aqui e prazeroso o cansaço se torna um prazer. Professora fui mendigo de rua, fui usuário de drogas, hoje estou na igreja tenho minha família e vou ser pai, sua historia de vida me emocionou e pensar em nunca desistir amo suas aulas continue sempre assim, 

1 comentários:

Amém Versus disse...

Ei, Graça Silva, Amém Versus sou eu, Marinaldo de Silva e Silva

Postar um comentário